'Antes de Watchmen - Ozymandias' - Resenha
A publicação 'Antes de Watchmen - Ozymandias' faz parte de uma série de histórias que traz a vida e história de todos os personagens envolvidos em Watchmen antes da história principal. Dessa vez, Len Wein e Jae Lee trazem o "vilão" e "herói" mais controverso e polêmico da história dos quadrinhos: Ozymandias, o homem mais inteligente do mundo.
O encadernado em capa-cartão é um compilado que inclui Before Watchmen: Ozymandias 1-6, e a primeira história chega para contar o passado de Adrian Veidt, desde sua infância até o momento que pôs a máscara pela primeira vez. A história é contada pela locução do próprio Veidt, que para fazer juz à inteligência do personagem, ele faz uso de um linguajar bem rebuscado que possui até um pouco de arrogância em seus textos, mas foi feito de uma forma que não incomoda de forma alguma, só acrescentou na construção do protagonista.
Apesar de não haver um plot principal, já que é só uma história de origem, as páginas conseguiram me prender uma a uma por meio da curiosidade, o quão complexo e astuto este herói é. Construído de forma a se parecer como um deus onisciente na Terra que só foi desafiado com a aparição do Dr. Manhattan (mas que mesmo assim foi usado em seu plano final).
O próprio personagem, ao longo da narrativa, mostra que o Ozymandias foi inspirado nas maiores mentes da antiguidade, desde os faraós egípcios -- a quem ele referencia tanto -- até Alexandre, o Grande. Talvez quando Alan Moore o criou ele tivesse pensado: "Como pensaria Alexandre, o grade, se estivesse vivo nos anos 80?" só que com a inteligência multiplicada por 10.
Além de referenciar personagens da antiguidade terrena, a revista traz personagens reais dos EUA como o presidente JFK e Marilyn Monroe que passam a fazer parte da vida de Adrian Veidt, mas um personagem em especial -- dessa vez ficcional -- é quem rouba a cena e deixa a história mais interessante: o Comediante. Este sim é um personagem que foi utilizado muito bem nesta publicação, mostrando o quão oposto ele é do Ozymandias, a metodicidade e lógica de Veidt contra a manha e extinto do Comediante.
Bem, não podia deixar de falar das ilustrações. A DC Comics está de parabéns pela escolha de Jae Lee para desenhar o Ozymandias, o personagem casou muito com o estilo do desenhista. Lee costuma fazer com que os personagens passem um semblante imponente de peito estufado e queixo elevado, sobrepondo-se a tudo e a todos ao seu redor, o que perfeitamente se encaixou com o Ozymandias. Em muitas vezes ele foi desenhado de forma a se parecer como uma figura divina. Há até um momento em que Adrian Veidt está na famosa pose d'O Pensado. A paleta de cores destas publicações também seguem um certo padrão, June Chung define uma cor primária a cada duas páginas para entonar o momento da história.
Finalmente, 'Antes de Watchemen - Ozymandias' é uma leitura que vale a pena. Ela acaba exatamente onde começa o filme, ou seja, com um gostão de "quero mais". Infelizmente a grande polêmica de Ozymandias não é muito discutida aqui, embora a revista faça com que você conheça o pensamento do "herói," ele não deixou claro porquê ele fará o que fez em Watchemen, mas talvez para manter o segredo e que você veja o que ele vai fazer no futuro.
COMPARTILHE:
TAGS
antes de watchmen,
dc comics,
destaque,
Opinião,
ozymandias,
panini,
panini comics,
quadrinhos,
Quadrinhos/Opinião,
resenha
0 comentários