Marvel – Demolidor | Ep.9 E por falar no d.... – Análise

xaizard | terça-feira, fevereiro 02, 2016



O nono episódio inicia em um combate um-a-um entre o Demolidor e um ninja vestido de vermelho. O combate eletrizante e bem coreografado deixa o espectador empolgado desde o início e quando a abertura interrompe a sequência, um sentimento fica no ar: "vem coisa boa por aí."
Antes de continuar para a luta, no fim do episódio, vemos Matt Murdock voltando a falar com seu velho amigo padre, uma pessoa com quem ele pode confiar e desabafar sem medos e, de quebra, conseguir bons conselhos.

A reunião entre Ben Urich, Karen e Nelson agora conta com Matt para conectar fatos e expor Fisk. No episódio passado, o demônio de Hell's Kitchen apareceu diante de Ben, dando-lhe algumas informações. Percebam na sutileza da câmera ao enfatizar o momento em que Murdock cumprimenta Urich. Matt apenas deixa sua mão posicionada esperando que Ben a aperte. "Com certeza o demônio de Hell's Kitchen não seria um cego como ele," pensaria Ben com essa situação. Bem jogado Matt, bem jogado...

Do lado dos vilões, Nobu chega enfumaçando para exigir de Fisk um bloco específico da cidade. O bloco da senhora Cardenas. Agora para quê e porquê, ninguém sabe ainda. Ele diz que está ajudando Fisk em algo com sua misteriosa organização, mas no quê ele está ajudando também é um mistério. Esse diálogo, inclusive, dá uma dica ao espectador que aquele ninja vermelho do começo do episódio é essa pessoa de habilidades que Nobu conhece.

A emoção pode tornar negligente o mais circunspecto dos homens.

A partir daí o episódio se desenrola para ser um dos melhores da temporada. Matt começa a refletir se o ato de matar Wilson Fisk é a coisa certa a fazer. Ele visita o padre mais uma vez e eles discutem a moralidade do ato a fundo. Os diálogos entre Matt e o padre são caprichosamente escritos, eles geram a discussão na mente do espectador e ainda constroem o herói da série.

A morte da senhora Cardenas é o fator emocional que Fisk tanto queria. O vilão ainda usa a TV para passar indiretas que tocam na ferida de Matt. Parece que tudo conspira para que o protagonista ache que matar Fisk é a coisa certa a se fazer.

Seguindo o rastro do assassino de Cardenas, Matt Murdock chega a um galpão abandonado onde Nobu, o ninja vermelho, o está esperando. Nobu é um ninja treinado de uma organização ainda secreta para nós e com truques como reduzir a temperatura corporal e os batimentos que o fizeram quase impercebível para os sentidos do demolidor; e a luta que segue, digo que é a maior surra que o demolidor levou na vida. Além de bem filmada e coreografada, ela é visceral. Nosso herói está correndo risco de morrer; e para finalizar, Matt ainda leva uma surra de Wilson Fisk.

Como eu disse, este é um dos melhores episódio da temporada. É um episódio cheio de discussões, onde o herói deve refletir profundamente se matar Wilson Fisk é uma ação correta a se fazer; e quais as consequências desse ato. Quando Matt tenta matar Fisk com a lâmina de Nobu, por sorte o vilão estava vestindo alguma proteção, mas a tentativa mostrou que Murdock estava no seu limite e fez a decisão de mata-lo.

Além disso, a discussão sobre a injustiça em Hell's Kitchen, onde o vilão Wilson Fisk está totalmente protegido de ser exposto, mostra o quão incapazes Nelson, Karen e as pessoas da cidade ficam perante o poder de Fisk. A injustiça chega a matar a senhora Cardenas e deixa a sensação de que o responsável nunca será pego. Quem nunca sentiu essa indignação assistindo aos noticiários no Brasil?

E como se o episódio tivesse poucas emoções, Nelson ainda descobre a identidade do demônio de Hell's Kitchen no final....

Próxima resenha: Episódio 10 - Nelson X Murdock.

COMPARTILHE:

TAGS
, , , , , , , , , , ,

0 comentários