Marvel - Demolidor | Ep.1: No círculo - A essência do herói
![]() |
A abertura ficou muito linda, não acham? |
Finalmente estreou a primeira série de heróis da co-produção Marvel e Netflix, ao longo das próximas semanas, farei análises sobre os episódios coletando referências e momentos épicos. É recomendado que você assista ao episódio em questão, pois spoilers poderão surgir a qualquer momento no texto.
Em uma cena a lá Peter Parker e Tio Ben, Jack Murdock(John Patrick Hayden) encontra seu filho em uma confusão de acidente de trânsito e galões tóxicos. O pequeno Matt Mudrock tem acabado de salvar vidas, seu primeiro ato heroico, mas que lhe custou a visão pelo resto da vida.
As duas primeiras cenas introduzem de cara o lado demoníaco-heroico do Demolidor, uma verdadeira descrição do estilo e da essência do herói em apenas uma cena(a primeira) e um diálogo(com o padre). Matt descreve a si mesmo quando fala do modo como seu pai agia nas lutas, de sempre se levantar e de as vezes agir como um demônio desenfreado em direção ao adversário. Esta característica que foi herdada pelo filho, justificando o nome Demolidor.
“Cuidado com os garotos Murdock, eles têm o diabo neles.” Lispector, Vó do Murdock.
![]() |
O catolicismo ferrenho é outra característica "única" do Herói |
Sem enrolações de motivação para Matt ser um vigilante -- até porque em Hell's Kitchen isso não falta, -- o homem de máscara preta já age na calada da noite. As cenas de luta serão comuns, ainda não foi mostrado onde ele aprendeu a lutar daquele jeito. Algumas vezes ele usa muito Kung Fu, outras vezes as lutas ficam muito no agarra-agarra, acho que isso é proposital, pois por ele ser cego, ele deve sentir os movimentos do adversário mais de perto.
O parceiro de Matt (Charlie Cox) na advocacia, Foggy Nelson, é o principal alívio cômico da série, a escolha de Elden Henson para o papel caiu como uma luva. O humor não poderia faltar em uma produção da Marvel -- é uma característica --, mesmo tratando-se de um personagem sombrio como o Demolidor. Há muitas brincadeiras com o lado mulherengo de Murdock, não vamos esquecer que nos quadrinhos o Demolidor é o herói mais pegador da Marvel, sua lista é grande e vai desde Elektra até a Viúva Negra.
Para quem lê quadrinhos, é bem comum eventos que aconteceram nas revistas dos Vingadores terem influência nas de outros heróis do mesmo universo. A 'Batalha de New York'(do filme 'Vingadores') soa como uma Mega-Saga da Marvel que aconteceu nos Vingadores e teve consequências até na cidade do Demolidor(principalmente lá). A quase destruição da cidade só foi boa para o mercado de construtoras, e claro, a máfia vai se aproveitar disso para fazer muito dinheiro. Já é um elemento fundamental para a série.
"Incidente soa melhor que 'morte e destruição caindo do céu quase tirando Hell's Kitchen do mapa'"
![]() |
Este vitral não é católico, mas os vitrais são bem comuns nos cenários do Demolidor. |
A série já tinha potencial para ser boa antes de ser lançada, com esse primeiro episódio isso ficou evidente. As características dos quadrinhos estão todas lá: cenário, cores, iluminação. Há um grande trabalho de fotografia aqui(Mattew J. Lloyd, diretor de fotografia), mas eu ainda senti falta de uma trilha sonora marcante -- ou seria pedir muito?
Como deu pra ver no final, Hell's Kitchen está dominada pelo crime, o trabalho do Demolidor será muito difícil, há muitos problemas para ele resolver, mas ele vai encarar como seu pai encarava os adversários, apanhando, mas sempre se levantando -- isso é muito Rocky Balboa, não acha? Tanto Matt quando Karen Page(Debora Ann Woll) já estão envolvidos no círculo que é o crime organizado da cidade. O episódio encerra como um autêntico dia de herói: resolvendo um caso e saindo para o próximo na calada da noite sem saber se voltará no próximo dia. Comente o que achou deste episódio, e fique ligado no site para mais análises.
![]() |
Creel vs Murdock será assundo para o próximo episódio! |
Antes de finalizar, deixarei esta capa do arco "Born Again" escrito por Frank Miller, as cores e o tom dela estão estampados nesse episódio.
Próxima resenha: Episódio 2 - Fio da Navalha.
Próxima resenha: Episódio 2 - Fio da Navalha.
![]() |
Demolidor de Frank Miller |
COMPARTILHE:
TAGS
análise,
demolidor,
demolidor - primeira temporada,
demolidor - resenhas,
demolidor netflix especial,
marvel demolidor,
marvel-demolidor-especial,
Opinião,
Séries,
Séries/Especial,
Séries/Opinião