Game of Thrones | S05E01 - Wars to Come - Comentários do Episódio

xaizard | segunda-feira, abril 20, 2015

Winterfell
Antes de começar o episódio, vimos algo triste logo na abertura. Winterfell não está mais em ruínas, mas o símbolo do homem esfolado dos 'Bolton' domina o castelo. Ok, mas voltando à série de fato, temos algo inusitado, uma cena flashback da jovem Cercei e sua amiga Melara indo consultar Maggy, a rã, uma vidente misteriosa de Lannisporto. A vidente faz uma profecia para Cercei, que diz muito sobre seu passado, presente e provavelmente (quase certamente) seu futuro. Essa cena é a parte mais importante do episódio, logo de cara.
Cercei e Melara
Maggy profetiza que Cercei se casará com o rei. Na época, Cercei era prometida ao príncipe Rhaegar Targaryen, seu sonho desde criança era se casar com ele e ser uma princesa, ao ouvir que se casará com o rei, ela não esperava que fosse Robert Baratheon, claro, mas que Rhaegar sucederia o rei louco Aerys. Maggy porém continua: "você será rainha, por um tempo, mas virá outra, mais jovem, mais bela. Ela tomará seu lugar e roubará tudo aquilo que ama." Pelo momento da trama já lembramos de Margaery Tyrell, óbvio, mas não podemos esquecer que Daenerys também se encaixa no perfil descrito.

Em seguida, Maggy continua: "O rei terá 20 filhos, e você terá 3, eles usarão coroas de ouro, mortalhas de ouro." Embora não faça sentido para Cercei, nós já sabemos que o Rei Robert teve 20 filhos bastardos e Cercei teve 3 filhos com Jaime, mas por enquanto apenas um morreu... Que profecia.
Septo de Baelor
A cena seguinte mostra o belo Septo de Baelor, bem construído pela produção da série, com a estrela de sete pontas apontando para as sete faces de um único deus. Na cena Cercei e Jaime discutem o legado de Tywin Lannister que muita gente vai querer botar a mão. Jaime sente na pele o que fez ao libertar Tyrion, recebendo até uma parcela da culpa da morte de seu pai. 'The Rains of Castamere' é tocada no final com um tom fúnebre (como se a música já não representasse morte).

Lancel e Cercei
No funeral de Tywin temos a reaparição de Kevan Lannister (irmão de Tywin) e seu filho Lancel que entregou-se à Fé dos Sete, os Pardais, como são chamados foi algo introduzido rapidamente na série, mas é Cercei que concede a permissão para eles entrarem na cidade.
Sansa, Mindinho e Lorde Royce
No Ninho da Águia, Mindinho continua seu plano ainda desconhecido por nós. Sansa Alayne demonstra um ar mais maduro, uma grande mudança para a personagem que agora entrará de fato nas maquinações políticas do reino, dessa vez como jogadora.

Tyrion
Do outro lado do mar, Tyrion Lannister chega em Pentos totalmente acabado, sem nenhum título de lorde, ou herança, ele deve começar do zero, embora não tenha motivos, mas Tyrion não é um convarde como Varys mesmo diz. Tyrion levanta-se com um tom sério, seu lado sarcástico foi deixado de lado por decisão dos diretores, perdendo até um famoso bordão do livro: "Você sabe para onde as putas vão?"

No diálogo com Tyrion, Varys revela que já conspirava com Ilyrio Mopantis para o bem do reino. Ele quer de volta o governo forte dos Targaryen, ou de algum outro rei justo. Não o bêbado Robert, ou a descontrolada Cercei. Ele vê Daenerys como a esperança de Westeros, e pensa que Tyrion pode auxiliá-la muito bem com sua esperteza.
Harpia de Yunkai
Ainda do outro lado do mar, Daenerys Targaryen deve lidar com os filhos da harpia. Uma resistência dos governantes de Yunkai que está caçando e matando os imaculados. Devo dizer que a questão de Missandey ao Verme Cincento, sobre o que o imaculado estava fazendo no bordel foi dramatizada de forma ridícula e totalmente empurrada, um ponto negativo.

Daenerys também terá que se incluir no ramo político do governo da cidade. Ceder propriedades para agradar parcelas políticas é muito típico, as lutas das Arenas Daznak não agrada em nada a filosia de Dany, mas é o preço político da vez.
Stannis
Agora no Norte de Westeros, o rei Stannis pretende usar os selvagens em seu exército para controlar todo o Norte, e só Jon Snow pode fazer os selvagens aceitarem esse acordo para o rei. O diálogo de Jon e Mance Rayder já foi um dos melhores da série, Mance tem total controle de suas convicções que até se confundem com orgulho.
"A liberdade para cometer meus próprios erros, foi tudo o que sempre quis."
De forma rápida, os núcleos da série rapidamente dão as caras com novos objetivos. A política de Dany, o futuro de Tyrion, o objetivo de Stannis, formam uma pequena sinopse para o resto da série, mas que já sabemos que é tudo imprevisível. Falo novamente que o ponto mais importante desse início de temporada foi a primeira cena da profecia de Maggy. Brienne e Lora Tyrell também aparecem no episódio, mas em cenas menos relevantes para o momento da trama.
Mance Rayder, o Rei para-lá-da-muralha

COMPARTILHE:

TAGS
, , , ,

0 comentários